bacharel
ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MNISTÉRIO DA FAZENDA
PROFESSOR RENATO FENILI
Olá, amigo(a) concursando(a),
Espero que a semana de estudos tenha sido muito proveitosa.
Estamos a um mês da data de realização da prova. É hora de intensificarmos nossos esforços, de maneira a chegarmos no dia 21 de outubro com sólidos conhecimentos em Gestão Pública.
Vejamos a programação da aula de hoje:
AULA
CONTEÚDO
3
2. Administração Estratégica
Do modo como este tema está registrado no edital, devemos abordá-lo inicialmente como aplicável tanto à esfera pública quanto à privada. Assim, nesta aula, veremos o conceito de estratégia, bem como as ferramentas principais da Gestão Estratégica.
Por fim, informo que, na próxima semana, as aulas 04 e 05 serão disponibilizadas, de forma a evitar o acúmulo de conteúdos inéditos próximo à prova.
Tudo pronto? Então vamos ao trabalho!
1
GESTÃO PÚBLICA
ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MNISTÉRIO DA FAZENDA
PROFESSOR RENATO FENILI
I.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Preliminarmente, é essencial situarmos a relação entre a Administração
Estratégica e a realidade da Administração Pública brasileira.
Os preceitos da administração estratégica surgem ainda na década de
1960, tendo por alvo organizações inseridas na iniciativa privada. Contudo, com a modernização da administração pública preconizada no modelo gerencial, a partir da década de 1980 (e no Brasil a partir de 1995, como vimos na aula 01) a Administração Estratégica foi inserida nas práticas de gestão da esfera pública, como um modo de consecução de maior eficiência.
Desde o final do século passado, o Governo brasileiro vem adotando instrumentos de gestão voltados ao longo prazo, especialmente no que diz respeito à busca por resultados em termos de infraestrutura e crescimento econômico. Tais esforços têm sido espelhados nos planos plurianuais
(PPAs), verificando-se uma mudança significativa da administração pública
em