Cnidarios, poriferos, nematelmintos, etc
Os poríferos, também chamado de esponja, pertence ao filo Porífera e é um animal que se caracteriza por possuir o corpo cheio de poros microscópicos, sendo eles animais aquáticos, encontrados em mares polares e tropicais.
Eles são animais sésseis, ou seja, ficam presos a rochas, conchas, etc. e não apresentam nenhum tipo de movimentação. Suas cores variam entre cinza, vermelho, laranja e violeta, e suas formas são bem variadas, podendo medir desde poucos centímetros até dois metros de altura, possuem uma estrutura corporal muito simples (composta de células encontradas somente nesses animais e outros órgãos, como o ósculo e o átrio). Dentre as células localizadas nesses animais podemos citar os porócitos (que permitem que a água penetre no interior do corpo) e os coanócitos, (que possuem flagelos que movimentam a água no interior do corpo captando partículas de alimento) .
Os poríferos possuem no interior uma cavidade que nós chamamos deátrio, local onde a água fica até ser filtrada pelos coanócitos. Depois de filtrada, essa água sai lentamente pelo ósculo. Sendo chamados de animais filtradores.
Exemplo de Poríferos : Esponja
Reprodução: podem reproduzir-se de dois modos:
* Reprodução sexuada
A maior parte das esponjas é hermafrodita. Os gametas são formados em células chamadas gonócitos. Os espermatozoides saem da esponja pelo ósculo e penetram em outra esponja pelos poros, junto com a corrente de água. São captados pelos coanócitos e transferidos até os óvulos e promovem a fecundação.
*Reprodução assexuada
• Brotamento: o broto formado por amebócitos surge no corpo da esponja , podendo soltar-se e dar origem a um novo indivíduo ou permanecer preso, formando colônias.
• Fragmentação: pequenos fragmentos de uma esponja podem dar origem a novos indivíduos, pois as esponjas possuem um grande poder de regeneração.
• Gemulação: ocorre em espécies de água doce. Formam-se gêmulas, estruturas de resistência que se formam no interior do