Clássicos da Sociologia
A produção está atrelada à geração de bens e serviços;
Consiste em um um processo de transformação pelas mãos humanas do que pode ser encontrado na natureza;
Essa produção, envolve escolhas, por exemplo, em que transformar os recursos de um país?
Bem estar para a população? Quais setores serão beneficiados?
O que Produzir?
- A partir de um mesmo material e de uma mesma habilidade é possível gerar distintas utilidades: madeira e marceneiro proporcionam, mesas, cadeiras, portas, janelas...
Por que se escolhe por um ou outro bem?
- Se a capacidade de produção é maior do que a necessária para atender às necessidades do produto, a escolha não é feita por ele.
Quanto produzir?
- Alem de decidir o que produzir é necessário quanto produzir.
- Atender a demanda.
Todas as questões precedentes (o que, quanto, como e para quem produzir?) recebem respostas quando se sabe como estão estruturadas as relações de produção e distribuição da riqueza numa dada sociedade (geográfica e cronologicamente localizada).
Há diferentes possibilidades históricas em termos de sistemas sociais capazes de levar uma dada comunidade a organizar as maneiras pelas quais uns trabalham para os outros e dividem os resultados coletivos entre os indivíduos.
Esses sistemas são os sistemas econômicos, que podem ser as sociedades pré-capitalistas ( os modos de produção asiático, antigo e feudal), o capitalismo e o socialismo.
Necessidades ilimitadas – Recursos limitados
Vestimenta - Em sociedades pretéritas o indivíduo:
Criava o carneiro – extraía-lhe a lã – tecia os fios – e confeccionava suas roupas. Realizava todas as atividades fundamentais para a satisfação de suas necessidades Ou seja, a produção e o consumo.
Neste tipo de sociedade, as atividades econômicas tinham coincidência temporal (momento de produção e consumo) e coincidência espacial ( o local de produção e o consumo).
O individuo era responsável direto, imediato pela