Cluster Industrial
Podemos indicar como Cluster na região onde habito atualmente, em Nacala a Velha, Norte de Moçambique, Africa austral é a CLN (Corredor Logistico Intgrado de Nacala), onde temos concentrado três grandes empresas, VALE S/A (Brasil) CFM (Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique) e CDN (Corredor de Desenvolvimento de Nacala).
Como dito, um cluster que podemos classificar como Cooperação Vertical, onde envolve diferentes entidades da cadeia de fornecimento, nomeadamente, fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes. Empresas trabalhando em um sistema de aliança estratégica, visando à melhoria do processo de logisticanão somente dos minerios extraidos nos pais como todo um processo de agilizaçao do escoamento dos produtos e material produzidos pel pais. De forma resumida podemos agrupar as razões e motivações principais em dois grandes grupos: a necessidade de conseguir maior flexibilidade e por outro lado à procura de maior eficiência na satisfação de uma oportunidade a curto e longo prazo pra atender ao crescimento dos pais.
Tendo inicio em 2008 para 2009, a aliança entre VALE, CFM e CDN tornaram se viva e necessária diante das necessidades que os pais e do mercado internacional e também devido à necessidade e entendimentos que os clusters têm o potencial de melhorar a competitividade industrial e de desenvolvimento de três formas diferentes:
Incrementando a produtividade das empresas ligadas ao cluster, (Ou seja, viabilizando a agilizando o processo de embarque e despache do material e produtos produzidos).
Aportando inovação.
Estimulando a criação de novas empresas e o aquecimento do mercado de trabalho, incentivando assim aos jovens a população a se desenvolver profissionalmente, e se qualificando para o mercado de trabalho que estas nova empresa irão exigir.
Outros itens também podem ser destacados como contribuição para o desenvolvimento econômico e social dos pais