Clube dos Poetas Mortos
Introdução….2
Caraterização do colégio…..3
Aulas de Keating…..4
Clube dos Poetas Mortos….5
Mudança de comportamento……5
Conclusão…..6
Introdução
Local de realização: Estados Unidos da América
Título do filme: “ Dead Poets Society”
Realizador: Peter Weir
Ano de realização: 1989
Personagens Principais: John Keating; Neil Perry; Todd Anderson; Knox Overstreet; Charlie Dalton; Steven Meeks; Gerard Pitts; Richard Cameron; Chris Noel;Mr.Perry;Professor McAllistar e Mr. Nolan.
Resumo: O filme “Clube dos Poetas Mortos “ relata a história de um professor de literatura e de os seus alunos no colégio interno Welton com uma disciplina muito rígida.
As aulas do professor Keating eram dadas de forma diferente das que os seus alunos estavam habituados. Keating era a favor a valores como a liberdade de pensamento e de expressão que são o contrário de os que são defendidos no colégio.
Numa das aulas de Keating, Keating refere a um lema que é “Carpe diem” (aproveita o dia) entusiasmando os seus alunos, ganhando (os alunos) coragem para experimentae desafios e experiências que nunca lhes passaria pela cabeça. Ao descobrirem que o seu professor na sua juventude fazia parte de um clube de nome “Clube dos Poetas Mortos” decidem criar um clube igual, que se reúne á noite, numa gruta. O tema de leitura é poesia.
O suicídio de Neil Perry, brutalmente reprimido pelo pai na sua vocação, vai criar uma situação de confronto entre o colégio e o professor Keating, que fora acusado de ensinar aos seus alunos a desobediência. O professor é expulso e o colégio toma medidas para que tudo voltasse ao normal.
Objetivo: O objetivo do filme é, confrontar o modelo de “disciplina”, “tradição”, “honra” e “excelência” aproveitando o dia, daí a expressão expressada no filme “Carpe diem”
Caraterização do colégio
O filme começa com uma caraterização do colégio Welton. No discurso de Mr.Nolan, na cerimónia de abertura do ano letivo, pode-se encontrar elementos importantes