Clube dos poetas mortos
Caracterização do Colégio
O filme começa por dar uma boa caracterização do colégio de Welton. No discurso do director, Mr. Nolan, aquando da cerimónia de abertura do ano lectivo, podem contrarse importantes elementos desta caracterização: “Há cem anos, em 1859, 41 rapazes sentaram-se neste salão e foi-lhes feita a mesma pergunta (…): quais são os quatro pilares?” Os estudantes levantam-se em peso e, em uníssono, proclamam: “Tradição. Honra. Disciplina. Excelência.” Nolan continua: “O ano passado, mais de 75% dos nossos alunos foram para as mais prestigiadas universidades. Esta proeza é o resultado de uma ardorosa dedicação aos princípios aqui defendidos. Por isso, os vossos pais nos têm mandado os filhos.”
As aulas do professor Keating
“Oh, Captain, my Captain”. São estas as primeiras palavras de Keating aos seus alunos.
Keating entra na primeira aula a assobiar e leva os alunos até o corredor onde diz essas palavras inaugurais. Ele tem uma abordagem directa, sem rodeios. Logo de início, apresenta o essencial da sua mensagem: “Carpe diem. Aproveitem o dia”. A referência principal é Walt Whitman:
“Apanha os botões de rosa enquanto podes
O tempo voa.
E esta flor que hoje sorri
Amanhã estará moribunda.”
Os alunos
Reações de companheirismo e de camaradagem
Uma cena que caracteriza o tipo de conversas que os alunos daquele colégio em geral mantinham uns com os outros é aquela que ocorre quando, no início de um novo ano lectivo, um conjunto de alunos se reúne no quarto de Neil e Todd. Só falam sobre os estudos. Mesmo quando falam das férias que acabaram de passar, limitam-se a referir o que estudaram nesse período. E quando falam do que irão fazer, é sobre os grupos de estudo que devem organizar entre eles.
Quer isto dizer que a mentalidade reinante no colégio chega, praticamente intacta, aos comportamentos dos alunos. Factores como o facto de Welton ser um colégio interno não serem admitidas raparigas está na origem do limitado