celula
1. Defina o que precisa ser comunicado
O que precisa ser comunicado através do folder? Esta é a primeira pergunta que deve ser feita antes de iniciarmos o desenvolvimento de qualquer material. É muito comum vermos folders e flyers repletos de recursos gráficos, extremamente elaborados, que não conseguem atingir o mais elementar da comunicação: passar a mensagem de forma clara.
Para simplificar o processo de criação de folders e organizar as ideias a melhor dica é elaborar uma listagem com tópicos de tudo o que precisa ser transmitido. Destaque todos os pontos fortes da empresa e diferenciais de produtos e serviços. Além de usá-los como texto corrido, os mesmos podem ser colocados em caixas destaque no folder compondo a diagramação. A capa é reservada para uma frase de efeito ou chamada. É o convite para que o público-alvo seja atraído e inicie a leitura.
Escreva e revise todo o texto do folder antes de seguir para a próxima etapa. Assim, evitam-se retrabalhos desnecessários.
2. Escolha o formato
O formato do folder depende muito do volume de texto que será utilizado. Se a empresa quiser apresentar vários serviços, colocar descritivos sobre a equipe, as parcerias e clientes atendidos, pode ser necessário trabalhar com mais lâminas presas com grampos em um formato de "caderno".
O ideal é imaginar o conteúdo do folder dividido por abas e tentar não fazer o conteúdo ficar "quebrado" entre as lâminas. As estruturas mais comuns tem:
- 2 dobras e 6 abas:
- 1 dobra e 4 abas:
3. Prepare o arquivo pensando na impressão
- Padrão de cor CMYK (pantones para aplicações especiais ou quando o cliente quiser "aquela" cor específica);
- Desenhe o formato "aberto" escolhido para o folder. As dobras devem ser marcadas com linhas tracejadas e as marcas de corte com linhas sólidas. O arquivo deve ter uma sangra (ou sobra) de, no mínimo 3mm - o padrão utilizado é de 5mm. Nestas linhas é possível usar o preto (C 100%, M 100%, Y 100% e