Cloud computing
Cloud Computing refere-se a um ambiente de computação baseado em uma rede massiva de servidores, seguindo o princípio da computação em grade. A computação em nuvem permite que os usuários acessem arquivos e executem diversas tarefas pela internet. Para isso, não é necessária a instalação de aplicativos no computador, já que os dados ficam armazenados em uma rede. Todos os arquivos e trabalhos feitos podem ser acessados de qualquer lugar, bastando o acesso à internet.
Uma arquitetura em nuvem deve dispor de uma infraestrutura de gerenciamento que inclua funções como provimento de recursos computacionais, balanceamento dinâmico do workload (envio de trabalhos a serem processados) e monitoramento de desempenho.
[pic]
Atualmente, a computação em nuvem é dividida em seis tipos:
IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço: utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adéqua à sua necessidade.
PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: utiliza apenas uma plataforma, como um banco de dados, um web-service etc. (ex.: Windows Azure).
DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço: as ferramentas de desenvolvimento são ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.
SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço: uso de um software através da internet (ex.: Google Docs, Microsoft SharePoint Online).
CaaS - Communication as a Service ou Comunicação como Serviço: uso de uma solução de comunicação unificada, hospedada no Data Center do provedor ou fabricante (ex.: Microsoft Lync).
EaaS - Everything as a Service ou Tudo como Serviço: utiliza tudo que envolve Tecnologia da Informação e Comunicação como um Serviço.
Quanto ao acesso e disponibilidade de ambientes de computação em nuvem, têm-se diferentes tipos de modelos de implantação: Nuvem Privada - No modelo de implantação de