clivagens
Curso de Ciências Biológicas
TIPOS DE OVOS E CLIVAGENS
Ciências Biológicas - Bacharelado
Presidente Prudente, SP 2014
TIPOS DE OVOS
Os animais ovíparos, assim que o ovo é formado, depositam estes na agua ou na terra, ou outros ambientes, para que haja o desenvolvimento embrionário externamente. No entanto, espécies denominadas ovovivíparas ao invés de expelirem os ovos param se desenvolverem externamente, carrega-nos dentro de seus corpos até que possam eclodir (internamente) e nascer um novo ser, muito comum em alguns peixes, répteis e invertebrados. Já os animais vivíparos o ovo é formado, porém desenvolvimento dentro do útero, sendo o embrião nutrido diretamente pela mãe, diferentemente dos ovíparos e ovovivíparos onde o embrião é nutrido por nutrientes contidos no ovo.
No reino animal, há quatro tipos diferentes de ovos, são eles: oligolécitos, heterolécitos, telolécitos e centrolécitos. Cada tipo de ovo é classificado conforme seu conteúdo e distribuição do vitelo (sintetizado no segundo período de crescimento do ovócito, e é formado principalmente por proteínas, fosfolipídios, e gorduras neutras).
Os ovos oligolécitos, ou isolécitos ou ainda homolécitos, são ovos com pouca quantidade de vitelo e sua distribuição é uniforme. Possuem um corpúsculo polar bem evidente servindo como referencia visível da polaridade. Encontrados em invertebrados como ouriços do mar, cordados inferiores como o anfioxo, e em mamíferos placentários, considerados por alguns autores como alécito, pois geralmente ovos de mamíferos possuem grande quantidade de vitelo, mas que é perdido gradativamente no decorrer da filogênese.
Os ovos