Clivagem
Slide 2:
INTRODUÇÃO:
Após a fertilização, o genoma embrionário único é estabelecido por meio da mistura dos cromossomos paternos e maternos com a dissolução dos dois pro núcleos. A partir dai o zigoto com genética completa para o desenvolvimento embrionário. A clivagem inicia 30 horas após a fecundação e tem duração de 4 a 5 dias no processo de divisão celular.
Slide 3:
CLIVAGEM EMBRIONÁRIA: Clivagem é o processo pelo qual acontece a divisão celular, sendo o início do desenvolvimento embrionário, onde o zigoto se divide e seu tamanho se modifica, as células que resultam dessas divisões são chamadas de blastômeros, as quais se tornam menores a cada divisão. A clivagem ocorre enquanto o zigoto passa pela tuba uterina em direção ao útero, o zigoto encontra-se contido na zona pelúcida, ocorrendo um aumento de células.
Slide 4:
TIPOS DE CLIVAGEM: O que define como se processará uma clivagem é a quantidade de vitelo existente e a sua distribuição dentro dos ovos, além de fatores regulados pelas leis da genética.
Slide 5:
TIPOS DE OVOS: Os ovos dos animais possuem um material nutritivo denominado de vitelo. Sua concentração e distribuição diferem no grupo dos metazoários. O ovo apresenta, geralmente, um polo que é livre de vitelo, dessa forma, a divisão celular ocorre mais rapidamente do que comparado ao polo com grande quantidade de vitelo. O polo rico em vitelo é chamado de polo vegetal, enquanto o polo com baixas concentrações de vitelo é denominado de polo animal, e, é neste polo onde fica presente o núcleo do embrião. No geral, o vitelo inibe a clivagem. Então, podemos classificar o ovo em quatro tipos, devido sua quantidade de vitelo: Oligolécitos, Heterolécito, Telolécito e Centrolécito.
Slide 6:
OVOS OLIGOLÉCITOS:
Oligolécitos: São ovos pequenos que contêm pequena quantidade de vitelo distribuída uniformemente no citoplasma, geralmente sob a forma de finas granulações .