Clivagem, partição e fratura
As Propriedades Físicas dos Minerais dependem de sua Composição Química e Estrutura Cristalina
A história conta que o árabe Hauy, considerado o pai da mineralogia, ao transportar de um laboratório para uma sala de aula, na Universidade de Sourbone, deixou cair ao chão uma amostra de Calcita. Ao apanhar os fragmentos desta amostra, verificou que eles apresentavam formas geométricas perfeitas. Eram limitados por arestas retilíneas e superfícies lisas. Estes fragmentos se originaram devido ao fenômeno de clivagem e são denominados sólidos de clivagem.
Clivagem
Von Laue, através de técnicas especiais (difração de raio x) mostrou que os minerais apresentam um tipo especial de estrutura: a estrutura atômica interna ordenada. Este tipo de estrutura atômica, que também vai constituir um tipo especial de matéria, a matéria cristalina, apresenta os átomos ou íons regularmente espaçados em seu interior. As distâncias entre um íon e outro é da ordem de angstrongs , isto é, da ordem de 10-8 cm.
Premio Nobel 1914 Descoberta da difração dos raios X por cristais.
Clivagem
Premio Nobel 1914 Descoberta da difração dos raios X por cristais.
MAX THEODOR FELIX VON LAUE
MAX THEODOR FELIX VON LAUE
Clivagem
Diz-se que um mineral possui clivagem quando aplicando-se uma força adequada, ele se rompe de modo a produzir superfícies planas e lisas, definidas e paralelas entre si.
Clivagem
A qualidade da clivagem é expressa como: perfeita, boa, regular, etc, A direção é expressa pelo nome ou pelos índices da forma a que a clivagem é paralela. Ex.: Cúbica, Planar, Basal, etc.
1
Clivagem – Cúbica - Halita Clivagem – Quanto a Forma
Cúbica – Ex.: Halita - NaCl
Clivagem – Cúbica - Halita
Clivagem – Cúbica - Halita
Clivagem – Cúbica - Galena Clivagem – Quanto a Forma
Cúbica – Ex.: Galena - PbS
2
Clivagem – Octaédrica - Fluorita
Clivagem – Quanto a Forma
Octaédrica – Ex.: Fluorita – CaF2 Octaé
Clivagem