TRABALHO DE GÁS E PETRÓLEO
1- Segmento de Exploração e Produção (Upstream)
As atividades de exploração e produção (E&P) compreendem aquelas necessárias à extração do petróleo da terra ou do mar, colocando-o disponível para o processo de refino. Tais atividades têm início com os estudos geológicos e geofísicos, por meio dos quais se torna possível mapear determinadas áreas e indicar o grau de probabilidade de encontrar-se uma formação de petróleo com envergadura comercial.
Uma vez realizado os estudos das áreas de interesse, são determinados os locais de maior probabilidade de ocorrência de óleo, inicia-se, a partir deste momento, a fase de perfuração, através da abertura de poços exploratórios, ou pioneiros, que irão fornecer informações adicionais e delimitar as fronteiras das áreas efetivamente produtivas. Após a conclusão da atividade de perfuração,seguem as atividades de completação, que visam basicamente adequar os poços perfurados, possibilitando a instalação dos equipamentos para a produção de óleo e/ou de gás natural.
Concluídas as etapas anteriores e uma vez confirmada a presença de óleo através dos poços exploratórios, atinge-se a fase de produção de óleo e/ou gás natural, na qual são perfurados os poços de produção e estabelecida toda a infraestrutura necessária para colocar-se o óleo disponível para uso.
Conclusão: Como produto final de toda a atividade de E&P, tem-se o petróleo bruto armazenado, em condições logísticas de ser transportado para uma refinaria, onde será objeto de processamento.
Segmento de Refino (Midstream)
O processo de refino consiste no conjunto integrado de processos, tratamentos e reações físico-químicas pelos quais o óleo cru é transformado quimicamente em derivados com especificações bem caracterizadas e adequados a finalidades específicas.
O petróleo bruto é transferido das proximidades das áreas de produção até o parque de armazenamento de cru da planta de refino. O óleo é então submetido
a