Relatório de física III
Figura 1 – Equação de Campo Elétrico O vetor campo elétrico é tangente, em cada ponto, às linhas de força tem o sentido das mesmas. Podemos também descrever as propriedades de um campo elétrico através do conceito de potencial. O potencial V (x,y,z) em um ponto do espaço se relaciona com o campo elétrico (x,y,z), através da equação = - ∆V
Figura 2 – Equação de Potencial Elétrico
Isto quer dizer que o campo elétrico aponta na direção de máxima variação do potencial e no sentido em que V diminui. Por limitações experimentais, vamos obter aproximadamente, a intensidade do vetor campo elétrico, num ponto (P) do espaço a partir da equação:
Figura 3 –Equação de intensidade do E. onde ∆V é a d.d.p. entre os dois pontos e ∆l é a distância entre os pontos. Em um campo elétrico, uma superfície selecionada de tal forma que todos os pontos sobre ela tenham o mesmo potencial, é conhecida como uma superfície equipotencial. Uma linha sobre tal superfície é chamada de linha equipotencial.
1.1 Objetivos
Traçar as equipotenciais de um campo elétrico, em uma cuba eletrolítica;
Determinar o campo elétrico, em módulo, direção e sentido, devido a algumas distribuições de cargas elétricas;
Analisar o potencial e campo no interior de um anel metálico, isolado.
2.0 Procedimentos
1- Enumerou-se as linhas e colunas do papel milimetrado e colocou-se sobre ele uma cuba transparente com placas de metal cheia de água para que as pontas metálicas ficassem ligeiramente mergulhadas. Com a ponta de prova (+) do voltímetro na posição vertical, determinou-se 5 pontos do mesmo potencial. E anotou-se os valores obtidos. Repetiu-se o mesmo procedimento para achar outras 4 linhas equipotenciais.
2- Introduziu-se entre as placas, um anel de material isolante (plástico) no centro da superfície e mediram-se os