Climatologia
Desertificação de Governador Valadares - MG
Vanderli Viana
Waldislene Márcio dos Santos
Governador Valadares – MG Dezembro de 2012
Pesquisa aponta que Valadares está em processo de desertificação
Do alto dá para se ver o quanto as cadeias de montanhas já foram devastadas na microrregião de Governador Valadares. São centenas de pontos de erosão. Sinal de que o meio ambiente está degradado e que algo precisa ser feito. O agrônomo Alexandre Sílvio, tão acostumado a reverter situações de desgaste do solo, decidiu colher todos os dados emitidos pela estação meteorológica que existe na cidade, entre os anos de 1975 a 2004 e relacionar as informações.
Confira entrevista no vídeo
O processo de desertificação, apontado no estudo do agrônomo, é uma realidade que, segundo o IEF, precisa ser combatida. O Instituto Estadual de Florestas desenvolve ações, em parcerias com outros órgãos, para que o impacto ambiental na região seja reduzido.
Link da reportagem: http://in360.globo.com/mg/noticias.php?id=12350
Promessa de esgoto tratado
Em Governador Valadares, a promessa é de que o esgoto lançado diariamente no Rio Doce, cerca de 700 litros por segundo, deve ser totalmente tratado até o fim de 2012. Para isso, há projetos de duas Estações de Tratamento (ETEs), uma no Bairro Santos Dumont e outra no Elvamar (já em fase de execução).
Atualmente, o esgoto doméstico é lançado em córregos e canais que cortam o município e deságuam no Rio Doce. O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Omir Quintino, disse que o cronograma estabelece que já neste ano seja retirado o esgoto dos canais.
Os recursos para a construção das estações são do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Saneamento.
No Elvamar são previstos investimentos de R$ 13,3 milhões. As obras no Santos Dumont devem ser licitadas no mês que vem, e o investimento será de R$ 54 milhões. Essa estação será responsável por tratar 80% do esgoto de Valadares.