climatologia
Ao contrário da temperatura do ar que pode variar grandemente durante o dia e ao longo da semana, a temperatura do mar possui uma inércia bastante grande. Por exemplo, o intervalo de variação da TSM durante o dia não ultrapassa 0.5ºC, e durante uma semana é menor do que 1ºC. Assim, a TSM recebe grande atenção por influenciar diretamente no comportamento do clima, visto que as condições climáticas de determinado local estão altamente correlacionadas com o padrão da TSM dos oceanos, como é o caso da América do Sul, onde as condições climáticas são relacionadas ao padrão TSM do Oceano Pacífico e Atrântico Equatorial.
3 - O que significa circulação termohalina?
O gelo marinho da região do Ártico pode ser sazonal (se forma no inverno e derrete no verão) ou permanente (não derrete no verão).
O gelo marinho permanente com o passar do tempo expulsa o sal formando bolsas de salmoura muito concentrada que escoam para o mar através de pequenos canais. Ao fim de dois ou mais anos o gelo permanente é praticamente constituído por água doce, podendo ser derretido e bebido.
Esta água salgada altamente concentrada e muito fria tem densidade elevada e ao atingir o mar afunda produzindo uma corrente descendente, acarretando uma corrente marinha profunda de água fria e muito salgada. Com o deslocamento a água vai sendo aquecida e misturada diminuindo a concentração salina e a densidade, dando origem a uma corrente ascendente de água aquecida e de baixa salinidade que por sua vez acarreta uma corrente marinha superficial que vai completar o espaço deixado pela imersão da água fria e altamente salina.
Esta circulação da água do mar é denominada de circulação termohalina e está desenhado