Climas e suas mudancas na sociedade
1.Clima Desértico
Também conhecido como clima árido, o clima desértico é típico de regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo. Caracterizado por poucas chuvas e grande amplitude térmica, o clima desértico acontece em áreas tropicais e temperadas como no norte da África (Saara), Oriente Médio (Neguev), oeste dos Estados Unidos e norte do México (Sonora), litoral do Chile e do Peru (Atacama), Austrália (Gibson), sudoeste da África (Kalahari) e noroeste da Índia (Tar).
Características gerais do clima desértico
Como foi dito anteriormente, o clima é caracterizado pela baixa presença de chuvas (que chega a, no máximo, 250 mm anuais) e pela grande variação das temperaturas (de noite pode chegar a -5°C e durante o dia a 45°C). O clima é quente e bastante seco, o solo é árido e a flora seca e esparsa e, em alguns desertos, é possível que haja ausência de chuva durante anos.
As temperaturas, durante a noite, caem drástica e rapidamente, e durante o dia, por serem regiões de alta pressão, a insolação muito intensa faz com que a temperatura se eleve muito rapidamente. Esse clima normalmente ocorre entre as latitudes de 15° e 30° e as regiões possuem baixa umidade do ar que, durante o ano, atinge uma média de 30%.
Deserto do Saara
Fauna e Flora
A reputação que os desertos têm, é de que há pouca vida que se sustente na região. No entanto, os desertos abrigam mais animais noturnos que se escondem durante o dia. Os animais que vivem nessas regiões são répteis, como serpentes e lagartos, alguns insetos e animais roedores, como os ratos-cangurus.
Com frequente formação de dunas, as paisagens possuem um desenvolvimento baixo do solo e uma escassez de vegetação, que é basicamente constituída de gramíneos e pequenos arbustos, crescendo apenas em lugares em que a água, escassa, pode se acumular.
Construções com materiais pesados: Com amplitudes elevadas a inércia térmica amortece as variações interiores; à noite, grande parte do calor