Clima
As diferenças e semelhanças climáticas das cidades de Presidente Prudente e Alfredo Marcondes
O objetivo para o estudo do nosso tema é analisar e fazer comparações das diferenças e semelhanças climáticas de uma cidade de Pequeno e Médio porte, nesse caso, abordaremos Presidente Prudente e Alfredo Marcondes, que situam - se no oeste paulista. Serão analisados desde as precipitações, umidade relativa do ar, temperatura, insolação, nebulosidade, e pressão atmosférica.
A importância da compreensão desse tema é salientar o bem estar social; onde é melhor morar, onde é mais propício a um grande volume pluviométrico, onde a temperatura é mais agradável e acima de tudo destacar a diferença desses espaços distintos, ou nem tanto assim.
Conhecer as características do clima local e as combinações dos tipos de tempo que atuam na cidade é fundamental para o planejamento urbano e para a utilização dos recursos provenientes da atmosfera em proveito das ações pela sociedade. Além disto, aumenta-se a capacidade da população e dos agentes sociais em se proteger de seus efeitos adversos. (SANT’ANNA NETO, 2009, p.9). Monteiro vai dizer em seu livro “Clima Urbano” (p.19) que: “O clima urbano é um sistema que abrange o clima de um dado espaço terrestre e sua urbanização”
O clima constitui um dos mais importantes componentes do sistema ambiental, conhecer sua dinâmica e interação com os demais elementos é condição necessária para o entendimento de suas manifestações. Monteiro (2009, p.14) toma como premissa básica que o tratamento do clima urbano, enquanto um componente da qualidade ambiente, não poderá ser considerado insignificante para o mundo moderno.
Fenômenos inter-relacionados, como poluição do ar, chuvas intensas, desconforto térmico e inundações, passam a fazer parte do cotidiano, levando populações a se defrontarem com essa natureza alterada obrigando-as a conviver diariamente com os problemas dela decorrentes. O