clima
FENÔMENO EL NIÑO CONTINUARÁ INFLUENCIANDO O REGIME DE CHUVA SOBRE O BRASIL
A previsão por consenso para o trimestre setembro a novembro de 2014 (SON/2014), baseada na análise das condições diagnósticas oceânicas e atmosféricas e de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal, indica a maior probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos na categoria abaixo da normal para o norte da Região Norte, com distribuição de probabilidades igual a 20%, 35% e 45% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Já para a área que inclui o centro-sul do Mato Grosso do Sul e grande parte da Região Sul, a previsão indicou maior probabilidade das chuvas se situarem na categoria acima da faixa normal, com distribuição de probabilidades: 45%, 35% e 20%, para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal, respectivamente. Esta previsão também refletiu o resultado da maioria dos modelos de previsão climática, que indicam o estabelecimento da condição de El Niño, com intensidade fraca a moderada, no decorrer do trimestre SON/2014. Para as demais áreas do Brasil, a previsão indica igual probabilidade para as três categorias. A previsão por consenso também indicou temperaturas variando entre valores normais e acima da normal climatológica no norte Brasil. Nas Regiões Sul e Sudeste e setor centro-sul da Região Centro-Oeste, a previsão indicou maior probabilidade de temperatura do ar acima da normal climatológica, especialmente as mínimas.
O aprimoramento no entendimento das condições climáticas surgiu no momento em que se iniciaram as circulações de produtos alimentícios no mercado, principalmente aqueles advindos da agricultura, momento em que fazia-se necessário garantir maior produtividade das culturas e acelerar a circulação de mercadorias.
Segundo Mendonça e Danni-Oliveira (2007), com o desenvolvimento técnico científico no período pós guerra, foi possível criar