Clima e massa de ar no brasil
Conceitos e Definições: * Clima - conjunto dos fenômenos temporais que ocorrem habitualmente numa localidade. Os Elementos que o constituem são a Temperatura, Pressão Atmosférica, Umidade, Pluviosidade e Massas de Ar. Exemplos: Clima Mediterrâneo ou Clima Equatorial. * Fatores que Influenciam no Clima – Latitude (quanto menor a latitude, maior a temperatura, pois maior a incidência solar), Altitude (quanto mais alto, mais frio, pois o ar torna-se mais rarefeito), Continentalidade/ Maritimidade (a umidade dos mares diminui a amplitude térmica amenizando as variações), Correntes Marítimas (podem gerar desertos quando frias, como o Deserto do Atacama), disposição do Relevo (por exemplo Montanhas, como a Serra do Mar, barram certa umidade provocando chuvas concentradas), Hidrografia e vegetação.
Massas de Ar – O que são? Quais Atuam no Brasil?
São deslocamentos de “ar”, com características do local em que se formam, através dos ventos. Os Ventos sempre saem da região de alta pressão (anticiclone) para uma de baixa (ciclone). As Massas podem ser Quentes ou Frias, Úmidas ou Secas.
O nome das massas obedece à uma regra: a primeira é m (de massa), a segunda é Maiúscula indicando a origem (exemplo Polar) e a terceira letra minúscula indicando se é continental (c) ou de um oceano. No Brasil agem 5 Massas de Ar, veja suas Características: * mEa - Equatorial Atlântica – quente e úmida, com atuação no litoral setentrional principalmente no Verão. * mEc - Equatorial Continental – quente e úmida, com maior intensidade no verão, provoca chuvas em grande parte do país (forma-se na região da Amazônia o que explica sua umidade mesmo sendo Continental0 * mTc - Tropical Continetal – quente e seca, forte no Verão e atua mais no Centro do Brasil e Pantanal. * mTa - Tropical Atlântica – quente e úmida, mais intensa no inverno (junto com a mPa causa chuvas frontais no Sul e litoral leste e chuvas orográficas nas encostas das