Clima Brasileiro
PROF. SÉRGIO RICARDO
O CLIMA BRASILEIRO
1) – Os fatores do clima no Brasil
Diversos fatores podem modificar os elementos que compõem o clima. No caso brasileiro, destacaremos a altitude, a latitude, a continentalidade, a maritimidade e as correntes marítimas, que podem ter maior ou menor influência no clima brasileiro.
1.2) – Altitude
Quanto maior a altitude, mais frio será. Mas somente a influência, isolada de outros fatores, não é muito marcante no Brasil, porque mais de 95% do relevo brasileiro está a menos de 1200m de altitude. Campos do Jordão, em São Paulo, e as serras gaúchas e catarinenses, com altitudes acima de 1200m, são exceções.
1.3) – Latitude
Esse fator influencia os climas no Brasil porque o território brasileiro apresenta quase 40o de variação latitudinal. Nas altas latitudes, as temperaturas são mais baixas e as amplitudes térmicas são maiores.
Portanto, as cidades próximas à linha do Equador (região norte) têm amplitudes térmicas menores e temperaturas mais altas do que as cidades do Sul e do Sudeste em virtude das diferenças de latitude existentes entre elas.
1.4) – Continentalidade e Maritimidade
Quanto menor a distancia em relação ao mar, isto é, a maritimidade, menor a amplitude térmica de uma cidade, porque a proximidade do mar torna as temperaturas mais estáveis. Isso ocorre em conseqüência do “efeito regulador de caráter térmico” que as águas dos oceanos exercem sobre as terras próximas.
Por exemplo, acima de Santos, em São Paulo, possui menor amplitude térmica do que cidades localizadas no interior do território brasileiro, como as dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
1.5) – Correntes marítimas
O Brasil sofre a influência de duas correntes marítimas quentes: a corrente do Brasil (no sentido
Sul) e a corrente das Guianas (no sentido norte), que contribuem para a existência de climas quentes. 1.6) – O mecanismo das massas de ar no Brasil
As massas de ar constituem o principal