Clima e cultura
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 03
2 CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL........................................................... 04
3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 10
REFERÊNCIAS........................................................................................................ 11
1 INTRODUÇÃO
Nesta empresa pesquisada cujo ramo de atividade é o combustível, o número de funcionário chega aos 12. Alguns benefícios existentes são: Planos de incentivo- com isso todos os funcionários trabalham com mais empenho, pois sabem que se a empresa aumenta o faturamento, automaticamente eles são recompensados por isso, tendo um percentual de aumento em suas comissões. Confraternizações - a cada seis meses são feitas reuniões para se discutir o que precisa ser melhorado nesta empresa, os lucros e as novas metas a serem alcançadas e logo após é feita uma reunião informal para que todos os funcionários tenham mais proximidades um do outro e com os proprietários também, quebrando a cada reunião com mais barreiras que possam existir.
Antes de explanar sobre clima e cultura organizacional é imprescindível conceituar o termo organização. Pode-se dizer que organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas onde, devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria. Portanto, as organizações se constituem nessa interação que faz com que elas sejam dinâmicas e complexas, ou seja, um organismo vivo.
Ao ingressar em um sistema organizacional produtivo, o indivíduo busca, de modo geral, satisfazer tanto suas necessidades de pertencer a um grupo social quanto de se autorealizar. No entanto, sabe-se que estes objetivos nem sempre são alcançados, visto