Natação
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
TRABALHO DE NATAÇÃO – adaptação ao meio líquido.
PROFESSOR: GUILHERME TUCHER
ALESSANDRA MELO DOS SANTOS ALVARENGA;
MÍRIAN GALDINO BOECHAT;
ROBERTA CAMPOS GUIMARÃES RABELO.
Iniciaremos a aula passando algumas dicas importantes para os colegas: * Não brinquem quando pessoas que não estejam na brincadeira estiverem dentro da piscina; * Não corram! Ambiente molhado, como piscina causam acidentes graves caso aluno escorregue; * Não mergulhe perto das bordas; * Não empurre ninguém pra dentro da piscina.
Atividade1: Objetivo: “ Visão sub-aquática”. Esta atividade tem como objetivo estimular a descontração facial no meio líquido, desenvolvendo a capacidade de abrir os olhos, com a cabeça submersa, ou seja, embaixo da água. A capacidade de abrir os olhos embaixo da água é de fundamental importância para o aluno que está aprendendo a nadar, pois facilita muito a percepção espacial e o direcionamento do deslocamento no meio líquido. Os alunos das duplas devem estar um de frente para o outro. Ao sinal do professor, eles devem submergir juntos, um dos alunos escolherá um número, por exemplo, o número quatro e mostrará ao colega de dupla uma quantidade de dedos igual à do número que havia pensado. O colega de dupla deverá identificar a quantidade de dedos mostrada e, ao voltar à superfície, deverá dizer ao colega a quantidade de dedos que viu embaixo da água.
Dica: Professor, aos alunos que apresentarem maior dificuldade nesta atividade, demonstrando medo, no momento de submergirem, peça que apenas coloquem o rosto dentro da água, sem que a água cubra as suas cabeças, para poderem enxergar a mão do seu colega dentro da água.
Dica: Os alunos terão que abrir os olhos várias vezes de baixo da água. Provavelmente, isso irritará os seus olhos. Explique o motivo pelo qual isso ocorre, mostrando como os