Clima organizaciona
Estágio Supervisionado IV: Seminário
Clima Organizacional
SÃO PAULO
2010
Clima Organizacional
SEGUNDO O DICIONÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, CLIMA ORGANIZACIONAL É UM CONJUNTO DE VALORES, ATITUDES E PADRÕES DE COMPORTAMENTO, FORMAIS E INFORMAIS, EXISTENTES EM UMA ORGANIZAÇÃO. FLÁVIO DE TOLEDO & BENEDITO MILIONI (1989)
Para Chiavenato o conceito de clima organizacional representa o quadro mais amplo da influência ambiental sobre a motivação. O clima organizacional é a qualidade ou a propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da organização e que influencia o seu comportamento. O ambiente organizacional apresenta certas propriedades que podem provocar motivação para determinados comportamentos.
Dimensões do clima organizacional:
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: PODE IMPOR LIMITES OU LIBERDADE DE AÇÃO PARA AS PESSOAS, POR MEIO DE ORDEM, RESTRIÇÕES E LIMITAÇÕES IMPOSTAS NA SITUAÇÃO DE TRABALHO, COMO REGRAS, REGULAMENTOS, PROCEDIMENTOS, AUTORIDADE, ESPECIALIZAÇÃO ETC. QUANTO MAIS LIBERDADE TANTO MELHOR O CLIMA.
Responsabilidade: Pode coibir ou incentivar o comportamento das pessoas por meio de dependência do superior, negação da iniciativa pessoal, restrição quanto a decisões pessoais etc. Quanto mais incentivar, tanto melhor o clima organizacional.
Riscos: A situação de trabalho pode ser essencialmente protetora para evitar riscos ou pode ser impulsionadora no sentido de assumir desafios novos e diferentes. Quanto mais impulsionadora, tanto melhor o clima.
Recompensas: A organização pode enfatizar críticas e punições como pode estimular recompensas e incentivos pelo alcance de resultados, deixando o método de trabalho a critério de cada pessoa. Quanto mais estimular recompensas e incentivos, tanto melhor o clima.
Calor e apoio: A organização pode manter um clima frio e negativo de trabalho como pode criar calor humano, boa camaradagem e