Clima Mediterrâneo
O clima mediterrâneo é um tipo de clima temperado com estação seca no verão. Ocorre na Europa Meridional, no sudoeste da Austrália, na Califórnia e no centro do Chile.
O verão nessas regiões é quente e seco, e o inverno é instável e úmido.
Os diferentes climas mediterrâneos
Quanto a temperatura
Na classificação climática de Köppen-Geiger o clima mediterrânico possui dois sub-tipos:
Csa - clima com temperatura no mês mais frio abaixo de 18°C; nos três meses mais frios maiores que -3°C; no mês mais quente maior ou igual a 22°C;
Csb - clima com temperatura no mês mais frio abaixo de 18°C; nos três meses mais frios maiores que -3°C; no mês mais quente menor de 22°C.
Quanto à influência
Mediterrânio com influência continental
Nem todas as zonas mediterrânicas do mundo são iguais. Por exemplo, a meseta norte da Península Ibérica, tem essencialmente um clima mediterrânico, mas com vários elementos do clima continental, como as amplitudes térmicas pronunciadas, tanto diárias como anuais, com Verões quentes e Invernos severos com algumas precipitações de neve. Geralmente, os máximos de chuvas estão associados ao solstício de Inverno, que é quando se retiram os potentes anticiclones subtropicais. Apesar disso, nos lugares com menor influência oceânica, não é no Inverno que ocorrem as maiores chuvas. Estas ocorrem na Primavera e no Outono.
Mediterrânio com influência oceânica
O sudoeste da Austrália, na península ibérica e o centro do Chile são o paradigma do primeiro caso comentado, onde a influência oceânica dá lugar a chuvas concentradas no Inverno. Apesar de tudo, como a Austrália são influenciadas por ciclones tropicais, no Verão pode ocorrer mais precipitação.
Flora
A vegetação, na sua forma original, era