relevo do nodeste
O clima mediterrâneo
O clima mediterrâneo é conhecido por ser uma espécie de clima temperado, pois apresenta precipitações mais altas no inverno e no outono. Sua temperatura pode cair até 5°C, muito ao contrário no verão, em que sua temperatura chega a 20°C e o clima é bem mais seco.
Clima mediterrâneo é o clima dos ricos lá nas praias do Mar Mediterrâneo. É aquele típico clima de sol no verão para o pessoal pegar uma praia, e de chuva no inverno para o povo ficar em casa acasalando com quem conseguiu pegar no verão.
Apesar de tudo, o clima mediterrâneo é como o clima tropical só que pior, e recebeu esse nome diferente porque os metidos europeus não suportariam ter o mesmo clima que a África e o Brasil por exemplo.
O clima mediterrâneo é um tipo de clima temperado que apresenta precipitações mais altas no inverno e no outono, embora no geral elas sejam mais escassas (cerca de 500mm por ano apenas), quando a temperatura pode cair até 5ºC, ao contrário do verão quando as temperaturas são mais altas, em torno de 20°C, e o clima é mais seco.
O clima mediterrâneo recebe esse nome porque sua maior ocorrência, de longe, é a região costeira do Mar Mediterrâneo, sendo o clima característico de regiões como a costa grega e itálica e em todas as ilhas do Mar
Mediterrâneo.
Flora
A flora nas regiões de Clima Mediterrâneo é caracterizada por árvores, porém ao decorrer dos anos com a intervenção dos humanos as árvores foram substituídas por arbustos, ervas aromáticas e gramíneas. Vegetação predominante de folhas espessas e pequenas que reduz as perdas de água por evapotranspiração. Algumas plantas apresentam espinhos, o que é uma forma de segurança contra os animais, evitando que sejam comidas. Nas áreas onde a chuva é escassa, as plantas têm suas folhas pequenas e são reduzidas, dessa forma ficam parecidas com agulhas, assim conseguem conservar a água. Algumas plantas desenvolveram adaptações que permitem resistir aos fogos