Clima e Vegetação Mediterranea
O clima mediterrâneo é um modo de clima temperado, caracterizado com verão seco. Embora somente a Europa meridional seja banhada pelo mar mediterrâneo, outros locais como, o sudoeste da Austrália, a Califórnia e o centro do Chile também sofrem por influências do clima, denominado, mediterrâneo.
Figura : Imagem que mostra a distribuição climática no mundo – Imagem pública.
Figura : Gráfico termo pluviométrico do clima mediterrâneo - Os tipos de climas e vegetação: GeoESB.
II – Influências, nas características do clima,
II. 1 – Advindas das áreas desérticas:
É notável que as localizações das áreas de clima mediterrâneo são próximas às áreas desérticas – fazendo com que o clima mediterrâneo seja uma variação do clima desértico.
Figura : Mapa demonstra áreas desérticas no mundo – VESENTINI. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2007.
Dessa característica tira-se outra: verões quentes e secos. As massas de ar adquirem as propriedades de sua área de formação. Os verões quentes e secos são devido à expansão das massas de ar seco formadas nos desertos vizinhos. Já o inverno, que é atribuído à umidade e chuvas brandas, visto que, as massas de ar que antes vindas do deserto, agora se estacionam nele.
II. 2 – Advindas das correntes marítimas:
As correntes marítimas são influencias de diversos fenômenos que abrande desde densidade da água, da influencia das massas de ar até o movimento de rotação da terra. Ela está diretamente ligada com a sobrevivência de vários lugares na Terra por ser ela que fornece o calor necessário as regiões polares que, ou seja, esta vinculada com a pesca, o descongelamento do mar, e influencias climáticas. Em alguns lugares ocorre interferência no clima por meio do movimento do mar que faz com que o inverno seja bem úmido, há casos até de ciclones formados por essa umidade e diferenças de pressão.
Como mencionado anteriormente, o mar mediterrâneo não tem a mesma interferência em todos