clima escolar
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
“Resenha ”
Resenha sobre o artigo “Notas Etnográficas sobre a Desigualdade Educacional Brasileira” a ser entregue à Professora Dra. Marieta
Rocha e Perosa em seu artigo “ Notas Etnográficas sobre a educação brasileira” tem como objetivo compreender as relações entre experiências escolares e a construção de fronteiras sociais. As autoras afirmam que estas fronteiras sociais estão diretamente ligadas as questões educacionais, tais como distancia material e simbólica entre letrados e iletrados, entre as ocupações do espaço urbano e rural e outros. Porém as autoras tem como interesse ultrapassar a simples constatação das diferenças e interrogar a origem das micro-operações, ou seja pontos sutis que constroem as desigualdades internas ao sistema de ensino brasileiro.
De acordo com o artigo , uma nota oficial que acompanha o SAEB de 2003, ao se discutir o que seria uma boa escola no Brasil, apresentam os fatores explicativos das desigualdades em dois eixos: o primeiro diz repeito as condições de vida do aluno, de sua família e de seu contexto social, cultural e econômico ( fatores extra escolares), e o segundo refere-se a própria escola e pode ser descrito por meio dos professores, diretores, estrutura institucionais e clima,ou seja as relações entre estes (fatores intra escolares). Aqui as autoras tem como objetivo compreender de forma mais aprofundada o que se define como clima de uma instituição escolar, e levantar as razões pelo qual o mesmo se instaura e se mantém no âmbito escolar.
Para isso as autoras realizaram uma pesquisa em duas escolas, uma publica e outra privada, a fim de apresentarem algumas diferenças identificadas em ambas as escolas , e descreverem as configurações particulares nas quais estas estão envolvidas e explicarem o “ clima” encontrado em cada uma delas.
De acordo com as autoras ao se indicar as características