clima do Maranhão
No Maranhão, existem três tipos distintos de clima: o tropical superúmido de monção, o tropical com chuvas de outono e o tropical com chuvas de verão. São apresentados pelos três as semelhanças que existem entre os três regimes térmicos, com elevação das temperaturas médias anuais, que oscilam perto de 26 °C, mas são diferentes quanto ao comportamento das chuvas. Pelo primeiro tipo, que domina no oeste do estado, são apresentados a maior elevação dos totais (mais de 2 000 mm ao ano); é apresentado pelos outros dois pouca chuva (entre 1 250 e 1 500 mm ao ano) e estação seca com boa marcação, e são diferentes entre si, como é indicado pelo seu próprio nome, pela época em que caem as chuvas. Os verões são quentes, com máximas ultrapassando os 40 °C com frequência, e no inverno, que coincide com a estação seca, as temperaturas podem chegar próximo dos 10 °C em cidades do sul maranhense, configurando assim, uma grande amplitude térmica.
A oeste domina o clima tropical quente e úmido (As), típico da região amazônica. As secas são reduzidas, prevalecendo as chuvas que ocorrem em níveis elevados durante todo o ano praticamente, superando 2.000mm/ano.
O restante do estado é marcado por clima tropical quente e semi-úmido (Aw), com as chuvas ocorrendo durante o verão sendo o inverno seco. As chuvas nesta porção são reduzidas a 1.250mm/ano, e menos ainda a sudeste - mil milímetros anuais.
Localizado na sub-região nordestina denominada Meio-Norte, o Maranhão possui variação climática. A porção oeste do estado apresenta clima equatorial com altas temperaturas e elevadas médias pluviométricas (chuvas). Já na porção leste, o clima predominante é o tropical e também registra elevadas temperaturas, mas as chuvas são mais comuns nos primeiros meses do ano.
Clima: Central do Maranhão
Central do Maranhão tem um clima tropical. O ano tem pouca pluviosidade. A classificação do clima é As de acordo com a Köppen e Geiger. A temperatura média anual em Central do