Geografia
A sub-região do Meio-Norte constitui uma área de transição entre o clima semiárido do sertão e o clima equatorial da floresta Amazônica,abrangento o estado do Maranhão e parte do Piauí. O cerrado , que ocupa áreas do Maranhão e do Piauí , vem sendo intensamente transformado pela agropecuária.
O Meio Norte é uma das sub-regiões do Nordeste do Brasil. Possui duas das 9 capitais da região, São Luís e Teresina, e uma importante cidade no interior, Imperatriz no Maranhão. Latitudinalmente o Meio-Norte pode ser subdividido em setentrional e meridional, e longitudinalmente em leste e centro-oeste, sendo o leste ocupado pelo Piauí ocidental, e o centro-oeste pelo estado maranhense
O Meio-Norte o é uma das sub-regiões do Nordeste Brasileiro. E é localizada no ocidental do Nordeste e engloba todo o estado do Maranhão e o oeste do estado do Piauí.
O Meio-Norte é uma faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão nordestino, também conhecida como Mata dos Cocais devido às palmeiras de babaçu e carnaúba encontradas na região. No litoral chove cerca de 2.000 mm anuais, indo mais para o leste e/ou para o interior esse número cai para 1.500 mm anuais, e no sul do Piauí, uma região mais parecida com o sertão, chove 700 mm por ano em média.Essa sub-região abrange parte do estado do Piauí e todo o estado do Maranhão.
O avanço da Agricultura nesta zona geográfica ocorre sobretudo com a soja, mas também com arroz, milho e algodão. A produção de soja, de algodão e de milho concentra-se no sul desta sub-região, que faz parte do cerrado nordestino. No Piauí destacam-se as cidades de Uruçuí, Bom Jesus e Ribeiro Gonçalves. No Maranhão, o desenvolvimento é facilitado pelas excelentes condições de logística da região para exportação. Desde 1992, quando começou a funcionar o Corredor de Exportação Norte, toda a produção agrícola do sul do Maranhão passou a escoar para o Porto de Ponta da