Clima da Austrália
A Austrália é o continente mais plano, com os solos mais antigos e menos férteis, o deserto ou terra semiárida compõe a maior parte de terra. É o continente habitado mais seco, tendo apenas as partes sudeste e sudoeste um clima temperado.
Vegetação australiana
A vegetação Australiana é basicamente composta por savanas (gramíneas, arvores baixas e arbustos) e temperadas (eucaliptos). Sua flora é bastante curiosa e única no mundo, porque á milhões de anos atrás, quando o continente Australiano se separou da Nova Guiné e da Indonésia, toda flora passou por transformações para se adaptar ao novo habitat. A nova posição geográfica da Austrália, tendo derivado para o sul, afastou a Austrália das monções e Chuvas Equatoriais que outrora favoreciam o crescimento de florestas tropicais. A nova posição em clima seco e mais frio, sob a influencia dos ventos gelados do Oceano Indico, transformaram o Oeste da Austrália em um grande deserto, que progressivamente se expandiu para o Leste em direção ao Oceano Pacifico.
Informações sobre a Geografia da Austrália
Localização Geográfica: Oceania
Coordenadas Geográficas: 27 00 S, 133 00 E
Limites geográficos: Oceano Índico (sul e oeste); Mar de Arafura, Mar de Timor e Estreito de Torres (norte); Mar de Coral e Mar da Tasmânia (leste).
Área: 7.703.429 km²
Fronteiras com os seguintes países: não possui fronteiras terrestres.
Extenção do litoral: 25.760 km
Clima: árido tropical (maior parte), subtropical (Sudeste), tropical (Norte e Noroeste), mediterrâneo (Sul)
Relevo: planalto de baixa altitude e desértico na região central, planície no Sudeste
Ponto mais baixo: Lago Eyre (-15 metros)
Ponto mais alto: Monte Kosciuszko (2.229 metros)
Principais recursos naturais: minério de ferro, carvão mineral, bauxita, cobre, ouro estanho, prata, chumbo e níquel.
Uso da terra: terra arável (6,15%), culturas permanentes (0,04%) e