33248111171

1008 palavras 5 páginas
SEDENTARISMO E VARIÁVEIS CLÍNICO-METABÓLICAS ASSOCIADAS À OBESIDADE EM ADOLESCENTES

Mara Leila

RESUMO
O presente artigo trata-se de uma revisão de artigo publicado na Revista de Nutrição, volume 24, número 4, Campinas jul./ago. 2011, cujo título é o mesmo que está usado agora. Tal revisão faz-se necessária para que haja um aperfeiçoamento acadêmico em relação a tema tão importante. Sabe-se que a obesidade é assunto atual e que tem preocupado a comunidade, não apenas científica, mas até mesmo os leigos. É uma questão de saúde pública. Aborda-se no trabalho em apreço as varáveis que aliadas ao sedentarismo levam a essa problemática em adolescentes, públio-alvo dos estudos realizados.
Palavras-chave: obesidade; sedentarismo; adolescentes; variáveis clínico-metabólicas.

ABSTRACT
This article comes up a review article published in the Journal of Nutrition, volume 24, number 4, Campinas July / August 2011, whose title is the same as is used now. Such a review is necessary for there to be an academic improvement over the important issue. It is known that obesity is a topical issue that has preoccupied the community, not just science, but even the layman. It's a public health issue. We discuss the work under consideration the variables that combined with the sedentary lifestyle lead to this problem in adolescents, the target of Publius studies.
Keywords: obesity; sedentary lifestyle; teens; Clinical and metabolic variables.

1. INTRODUÇÃO
O problema da obesidade tem chamado cada vez mais a atenção da sociedade. É uma questão ligada umbilicalmente à saúde, não apenas na esfera privada, mas pública. Soma-se a isso a questão estética. Estar acima do peso, o que era normal e até socialmente desejado, é viso atualmente como esteticamente feio.
A bulimia e a anorexia, distúrbios relacionados ao medo de adquirir peso, atormentam a vida de muitas pessoas, a maioria adolescentes. O artigo, objeto de revisão do presente trabalho, analisa exatamente os fatores

Relacionados