Quimica
De
Geografia
Componentes: Ana, Cleni, Jéssica, Lais
Data: 16/09/2012
Oceania
A Oceania compõe um mosaico de povos, nações, modelos econômicos e paisagens.
Fragmentado em milhares de ilhas, seu território foi intensamente explorado e modificado no período colonial.
A colonização da Oceania promoveu o domínio da civilização ocidental sobre os povos locais. U m dos principais desafios que os governantes de vários países da Oceania enfrentam, principalmente na Austrália e na Nova Zelândia, é a convivência dos diversos povos presentes nesse continente com o respeito dos valores.
A composição do continente
* Melanésia _ ou “ilhas negras” * Micronésia_ ou “pequenas ilhas” * Polinésia_ abrangendo o maior número de ilhas.
Características naturais do continente
A Oceania se destaca por suas paisagens diversificadas, que induzem desertos, praias, montanhas nevadas, fiordes, com vulcões ativos. Junto as costa nordeste do estado australiano do Quensland, encontra – se o maior recife de corais do mundo – a grande barreira de corais do mundo australiano, com uma extinção de mais de 2.000 quilômetros.
Principais países da Oceania
* Austrália * Papua Nova Guiné * Nova Zelândia
Obs.: Vitória é a maior elevação da Oceania, está localizada em Papua Nova Guiné.
Austrália
O relevo da Austrália é antigo e bastante erodido pelos agentes externos. Por estar no centro de uma placa tectônica, não apresenta dobramentos modernos. Seu território é formado por um grande planalto – o Planalto Ocidental Australiano -, uma cadeia de montanhas a leste, a Cordilheiras Australianas, e uma grande planície ao centro além da planície litorânea. A Cordilheira Australiana impede a progressão das massas de ar mais úmidas vindas do oceano, o que explica o predomínio do clima seco na Austrália, com baixos índices pluviométricos anuais.
Apenas na porção norte do país, situada na zona térmica