Parecer
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Serviço Social
ACADEMICA: MERENCIANA GOULART MARQUES
MESTRE: ALINE FREITAG
São Luiz Gonzaga, 15 de agosto de 2012.
O ASSISTENTE SOCIAL ATUANDO NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS PARA A MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL
No mercado atual, de incertezas e imprevisibilidade ser para atender as exigências do enfrentamento competitivo do dia-adia ao Assistente Social, que é requisitado na área de recursos humanos e também a designada a gestão de pessoas, por ter uma bagagem e competências, adquiridas durante o seu processo formativo de detectar a realidade e apontar caminhos, para uma melhor condução do trabalho a ser realizado.. O Assistente Social é um profissional especializado e de competências o qual habilita no trato das questões sociais de negociação com a força do trabalho contribui imensamente para o aperfeiçoamento da administração por proporcionar um maior grau de satisfação e consequentemente a produtividade aos colaboradores.
O Serviço Social se faz necessário porque se manifesta como: um trabalho especializado, expresso sob a forma de serviços, que tem produtos:interfere na reprodução material da força de trabalho e no processo de reprodução sociopolítica, ou ideo-política dos indivíduos sociais. (IAMAMOTO, 2007, p. 69).
Desse modo, o Assistente Social é umprofissional intelectual que contribui com suas intervenções, juntamente com outros protagonistas – por meio da interdisciplinaridade – na criação de consensos nas organizações e na sociedade. Contudo, o seu trabalho abarca não só o âmbito material (viabilização de recursos materiais), mas também, o aspecto da força de trabalho, uma vez que a sua atuação implica em interferências reais na vida dos sujeitos, por incorrer no campo do conhecimento, dos valores, comportamentos e cultura.
Em função do caráter investigativo e propositivo da ação