Abordagem da contabilidade no brasil
Atualmente as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de
Contabilidade não têm força legal perante as empresas. Dessa forma não são obrigatórias visto que as mesmas estão subordinadas à legislação e regulamentação específicas.
Os profissionais da área contábil devem, no entanto observar tais normas sob o risco de punição pela sua não observância conforme ocorre ao não cumprimento dos Princípios Contábeis que legitimam tais normas.
2.Atualmente quais são as duas estruturas conceituais que servem de arcabouço teórico para a Contabilidade no Brasil? Discorra, resumidamente, sobre cada uma delas.
As estruturas que servem de alicerce e arcabouço teórico atualmente são: Estrutura
Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis e a Estrutura
Conceitual do Sistema CFC/CRCs (Conselho Federal de Contabilidade).
A Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis foi submetida para audiência pública pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC em conjunto com a CVM em meados de 2007 e é baseada em texto similar do Iasb substituindo a Estrutura do
Ibracon. Esta estrutura apresenta em substituição aos postulados, princípios e convenções, dois pressupostos básicos: Regime de Competência e Continuidade.
A Estrutura Conceitual do Sistema CFC/CRCs teve sua origem por meio da promulgação da Resolução nº 530 em 1981. No início da década de 90, por intermédio das Resoluções nº 750 e 774, o Conselho Federal de Contabilidade definiu os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. Em 2010, por meio da resolução nº 1.282, o CFC alterou o texto da resolução nº 750/93 e revogou a resolução nº 774/94.
3.Tendo