RESUMO
Octávio Ribeiro de Mendonça Neto, Professor Adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas. Edson Luiz Riccio, Professor da Universidade de São Paulo no curso de Economia, Administração e Contabilidade e Marici Cristine Gramacho Sakata, Professor da Universidade de São Paulo no curso de Economia, Administração e Contabilidade. Esses três renomados estudiosos da área da contabilidade juntaram-se para escrever esse artigo, que tem como objetivo, analisar a evolução temporal da produção de pesquisa científica em Contabilidade no Brasil e a relação entre as abordagens normativa e positiva com base em uma pesquisa descritiva documental com trabalhos feitos nos Encontros Anuais da Associação de Programas de Pós-Graduação em Administração – ENANPADs de 1996 a 2005.
A princípio, o artigo vem apresentar os conceitos de dois pesquisadores da contabilidade, onde Most fala que “Não existe uma teoria geralmente aceita da contabilidade” que contradiz com o conceito de Mattessich, onde fala que “A Contabilidade, como a maioria dos esforços científicos, consiste em diferentes tradições de pesquisas que competem entre si e se completam, e não em um único paradigma dominante (emergente de uma luta entre um paradigma precedente obsoleto e vário novos competidores).
Mattessich via a contabilidade de forma ampliada, com base e fundamentos e esses são predominantes. Seu estudo enquadrava-se a analise de pesquisas de contabilidade para ser apresentada nos ENANPADs, comprovando assim a autenticidade e credibilidade do conceito de Mattessich, pois esses estudos eram realizados em dimensões e aspectos que analisavam o grau de conhecimento, empenho e desenvolvimentos acadêmicos adquiridos pelo autor.