RESENHA DESCRITIVA
Aládio Zanchet, Doutorado em controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. USP, Brasil, (2014). Cláudio Marques é Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Brasil, (2013). Gilberto de Andrade Martins, também Doutorado em Adminstração pela Universidade de São Paulo, Brasil,( 1986).
Os autores Zanchet, Marques e Martins, buscando aprimorar e contribuir sobre o processo de construção científica de pesquisa na área contábil, elaboraram um artigo científico estudando e analisando a epistemológia crítica, atráves de amostras coletados de cada trabalho publicados durante 10 anos de um Congresso da USP de Controladoria e Contabilidade, com ênfase nas abordagens metodológicas . A principal justificativa para realização deste trabalho foi fazer ciência na contabilidade, com o desenvolvimento da prática dos próprios cientistas.
Com tudo, por meio da identificação das abordagens metodológicas utilizadas na referidas pesquisas, foram analisadas melhorias e um avanço no entendimento sobre os padrões das práticas científicas. Os resultados mostraram com maior clareza uma mudança gradativa positiva ao longo das 10 edições do evento, corroborando com os resultados das pesquisas anteriores. Enquanto em (2001), na primeira edição, 75% dos trabalhos analisados apresentaram características Normativistas, porém na segunda edição em (2010) seguindo com o mesmo percentual da edição anterior, de 75%, as mesmas apresentaram características Positivistas, podemos assim concluir que houve um mudança paradigmática, diante do pensamento científico da comunidade. O processo de abordagem comum e única, na explicação de fênomenos contábeis é um processo de tamanha importância a ser observado