climas CONFORTO AMBIENTAL I 2
CLIMA TEMPERADO: BRASIL
ÁFRICA
AUSTRÁLIA
“Um dos grandes recursos técnicos de que o homem lançou mão para fugir da ação intempestiva da meteorologia ambiente é exatamente a habitação. Resulta disto que cada grupo humano procura construir
o seu tipo de casa até certo ponto como dispositivo especialmente apto a neutralizar as condições
desfavoráveis do clima.”
Josué de Castro, 1957
(trecho do livro Geografia da Fome)
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA
“( ...)harmonização das construções com o meio ambiente de forma a otimizar a utilização dos recursos naturais.”
A estruturação do projeto arquitetônico de acordo com as características bioclimaticas de cada local; assim, conseguese aumentar a eficiência energética das construções e reduzir os impactos ambientais destas.
A falta de conhecimento (ou até mesmo o “desprezo”) sobre o próprio clima leva à construção de “modelos padrões” de edificações.
Clima Temperado
O clima temperado ocorre em latitudes que variam de
25º a 30° e podem ser divididos em três tipos diferentes: o clima temperado mediterrâneo, o clima temperado continental e o clima temperado oceânico.
O clima temperado caracteriza regiões cuja temperatura varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10°C, nos meses mais quentes e no inverno podem chegar a menos de zero graus.
Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno muito frio.
O clima temperado afeta diversas regiões do mundo, e pode ser dividido em três tipos
diferentes:
Clima temperado mediterrâneo: característico da costa do Mar Mediterrâneo,
Grécia e Itália, o clima temperado mediterrâneo apresenta uma estação do ano seca, normalmente o verão, temperaturas altas, mas a amplitude térmica anual é baixa. O inverno, nas regiões afetadas por esse clima, possui temperaturas amenas e clima úmido, mas as temperaturas nunca chegam a menos de 8°C. Sua faixa de