CLI e GUI
CLI: interface em modo texto, em que se digita comandos e
GUI: interface gráfica, em que se usa o mouse para clicar em ícones (figuras) e atalhos
É importante notar que em alguns programas CLI e GUI estão integradas. Exemplo: Matlab.
CLI - o modo texto, por linha de comando
A interface texto que permite a digitação de um comando por linha ou CLI ("Command Line Interface") possibilita o acesso no modo texto, ou seja, possibilita ao usuário interagir com o sistema digitando comandos para que o computador realize tarefas específicas.
Na realidade, é a principal forma de controle remoto e gerenciamento do sistema, tendo se originado na época em que máquinas teletipo estavam ligadas a computadores.
Nessa interface digita-se o comando, que é imediatamente executado após a tecla [Enter] ser pressionada.
Entretanto, os comandos devem ser digitados perfeitamente pois a sintaxe é rígida, ou seja, o comando só funciona se estiver escrito sem nenhum erro.
Esse modo é muito poderoso e rápido, porém implica em que o usuário saiba corretamente a função de cada comando e seus diversos parâmetros. E a sua grafia correta.
Mas, como existe uma grande quantidade de comandos, o modo CLI é considerado uma maneira mais difícil de lidar com o computador para usuários que tem pouco conhecimento de Informática.
Mas, certas tarefas só podem ser executadas com o uso de comandos digitados, pois, em um certo momento, o modo gráfico pode não estar disponível para a inserção de comandos.
Nessas situações será necessário conhecer alguns comandos do Linux.
É importante ressaltar que, dependendo da distribuição utilizada, um ou outro comando pode não estar disponível. E, também que alguns comandos só podem ser executados por usuários com privilégios de administrador. Mas, evidentemente, o conhecimento dos comandos dá controle sobre o sistema operacional.