cleitiane
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
1 INTRODUÇÃO
A diversidade visa conceitos como pluralidade, abundância em diferentes ângulos de visão ou de abordagem. Ela explica e dá sentido a narrativa social, e a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
Por isso o termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A diversidade esta a cada dia, mas presente em nossa sociedade, sendo que na escola e um dos principais âmbitos no qual a mesma tem atuado, seja ela étnica, de gênero, de classe social. E inevitável a discussão desse assunto na escola, pois os docentes não são somente aquele que trarão o conhecimento historicamente acumulado, mas os mesmo devem conscientizar a todos sobre a questão da inclusão.
Mediante a esses comentário e de suma importância discutirmos a questão da diversidade presente na escola, e como o professor deve agir no reconhecimento dessa diversidade, e principalmente qual a atitude dos alunos com as diferenças.
2 DESENVOLVIMENTO
A diversidade seja ela lingüística, cultural, histórica e etc., não há como ser excluída do dia a dia de todos, ela esta presente onde quer que estejamos, embora sejamos a favor ou não.
No entanto a escola como local de socialização que realmente é, tem as suas portas abertas a todos, independentemente das diversas origens, nacionalidades, religiões, etnias, e etc., então o processo educacional converge cada vez mais para identidades plurais. Todos sabem que a presença, nas nossas escolas, de alunos de diversas origens culturais tem vindo a diversificá-las, mas será que também tem vindo a enriquecê-las? São indagações que permeiam a mente de pais, alunos e docente.
O Brasil, por