Claus porto
“Asking questions means investigating, seeking to learn and understand. (...) We ask questions to probe the unknown” Jean-Marc Lech. “That is the Question: Which One?”. Ipsos Ideas, Maio 2006.
“[…] busca com vista ao enriquecimento do conjunto de conhecimentos de cada um e, possivelmente, de outros indivíduos, recorrendo a processos metódicos que conduzam à descoberta de factos e ideias não triviais.” K. Howard, J.A. Sharp. The Management of a Student Research.
(Uma) “pesquisa é conduzida para resolver problemas e para alargar conhecimentos. […] é uma forma sistemática de fazer perguntas, um método sistemático de inquirição.” C.J. Drew. Introduction to Designing and Conducting Research.
Dados secundários é a informação recolhida por outras entidades para outros fins que não o da investigação em causa mas, que fornecem informação útil. Servem normalmente para responder a questões de carácter mais geral.
O tipo de informação recolhida nestes dados é útil como ponto de partida para uma investigação e as principais vantagens dos dados secundários prendem-se com a facilidade e o baixo custo com que se obtêm.
Ao recolher informação secundária deve-se ter em conta as fontes consultadas, estas devem ser credíveis, actuais e em linha com o interesse da investigação.
Neste trabalho recolhemos a informação secundária maioritariamente em websites tais como :
Procuramos informação relativa a organização em causa, estrutura e composição da mesma, tipo de actividades desenvolvidas pela Organização...
Dados Primários é a informação recolhida pelo próprio investigador, específica para a investigação em causa e que não se encontra em outras fontes de informação. Este tipo de pesquisa complementa a recolha de dados secundária embora seja à partida mais dispendiosa e demorada.
Existem duas categorias de recolha de informação primária: confirmatória e exploratória.
A pesquisa confirmatória serve para recolher informação precisa sobre ideias