Classificação supervisionada
Posteriormente crie um vetor de ponto ou polígono (Tuts) para edição das suas amostras. Conforme você for identificando possíveis classes em sua imagem vá inserindo na tabela de atributos um novo ID e uma Class para cada conjunto de amostras. Como na figura abaixo.
Posteriormente às coletas e à estruturação da tabela de atributos, abra a ArcToolBox e vá a Spatial Analyst Tools > Multivariate > Create Signatures para transformar seu vetor em estatística para a classificação. Sua tela deve estar assim:
Dê Ok a aguarde o processamento.
Depois da finalização do processo, ainda na ArcToolBox và à Spatial Analyst Tools > Multivariate > Maximum Likelihood. Entre com a imagem a ser classificada, o arquivo de assinatura criado anteriormente, configure se necessário a rejeição de frações e a probabilidade deixe em igual. Deve estar assim:
Aguarde o processamento. Seu arquivo de classificação deve ter ficado assim.
Esse processo deixa um pouco de resíduo nas bordas, que podem ser ajustados com um procedimento de filtragem (Tuts) e de edição matricial (Tuts). A avaliação para está classificação que foi gerada para o tutorial é que a área tem um histórico de degradação muito recorrente sendo quase toda ela realmente floresta secundária (secundaria) e as amostras foram pegas às pressas, ou seja, a avaliação é que a classificação ficou boa. Links: http://bit.ly/6ViFMu http://bit.ly/74XhOz http://bit.ly/kvhBd
Espero que tudo tenha dado certo, qualquer duvida entre luissadeck_w@yahoo.com.br ou