Projeto Final
Professora: Dra. Helena França
Grupo:
NOMES
Projeto de Estudo da Vegetação e Topografia da Estação Ecológica Juréia Itatins
Santo André – 2010
RESUMO
O projeto registrou e classificou duas imagens, uma do sesnsor TM LANDSAT 5, de 20/07/2003 e outra do TM LANDASAT 7 07/06/2002, da região da Estação Ecológica da Juréia Itatins. As imagens LANDSAT foram registradas utilizando um composição Geocover (bandas Blue 1, Red 2 e Green 3). As imagens foram classificadas utilizando todo as bandas, exceto a banda termal 6. Os métodos de classificação foram MAXLIKE, MINDIST e CLUSTER. Buscou-se relacionar a vegetação com a geomorfometria, por meio da imagem classificada e arquivos topodata. As variavéis utilizadas foram altitude numérica, declividade numérica, orientação de vertentes numérica, curvatura vertical numérica e curvatura horizontal numérica. Os resultados foram gerados por meio do software IDRISI e comparados com os observados em trabalho de campo.
1. INTRODUÇÃO
A aplicação dos conceitos de sensoriamento remoto, por meio da análise de uma área utilizando informações obtidas a partir de imagens de satélite é um meio viável e cientificamente difundido para estudos do território e suas características, como vegetação, limites de área urbana e ecossistemas, etc. No Brasil, caracterizado pelo extenso território, pela grande riqueza e variedade de ecossistemas e também pela presença de hotspots (biomas ameaçados, caso do Cerrado e da Mata Atlântica), a conservação se revela uma prioridade, na tentativa de manutenção da biodiversidade e equilíbrio ecológico das áreas remanescentes, e os estudos correlatos se revelam de grande importância, e ainda com vastas possibilidades de atuação.
O presente trabalho se insere neste campo de estudo, mais particularmente o de análise de domínios de vegetação e sua geomorfometria, em uma área inserida na Estação Ecológica Juréia-Itatins, Unidade de Conservação