Classificação dos Fluídos
Disciplina: Fenômenos dos Transportes
Viscosidade: é a resistência que um fluido oferece ao escoamento. Ela pode ser definida como o atrito interno resultante do movimento de uma camada de fluido em relação a outra.
Um escoamento simples está mostrado na figura abaixo para ilustrar a definição de viscosidade.
Se a força por unidade de área na placa superior fosse medida, encontraríamos F/A = m V/d, isto é, a tensão cisalhante F/A é igual à viscosidade vezes a taxa de deformação, V/d, sendo d a distância entre as placas. Esta relação essencialmente define a viscosidade. Um fluido que responde à tensão cisalhante (F/A) desta maneira é chamado de fluido Newtoniano: ele tem a propriedade que a viscosidade é independente da velocidade. Muitos dos fluidos nos quais se deseja medir a velocidade são Newtonianos (ex.: água, óleos leves), mas outros são não-Newtonianos, como as tintas, os fluidos poliméricos, etc.
CLASSIFICAÇÃO DOS FLUÍDOS
Na mecânica dos Fluídos dos meios contínuos, a classificação dos fluídos dá-se da seguinte maneira:
Viscoso: Um escoamento viscoso é aquele no qual os efeitos da viscosidade são importantes e não podem ser desprezados. Pode ser chamado também de escoamento de fluido real.
Escoamento viscoso pode se classificado em escoamento laminar ou turbulento. A diferença entre os dois está associada ao fato que no primeiro caso, temos transferência de quantidade de movimento a nível molecular e no segundo a nível macroscópico. A diferença no comportamento está associada com as forças que atuam no elemento de fluido. Quanto as forças viscosas dominam em fluido. Quanto as forças viscosas dominam em relação as forças de inércia, o escoamento apresenta comportamento laminar. Quando