Classificação dos movimentos dos fluidos
Como já mostrado anteriormente, os diversos fluidos existentes podem sofrer movimentos (ou escoamentos) de formas bastantes variadas. A seguir veremos algumas possíveis classificações para estes escoamentos.
* Escoamentos viscosos e não-viscosos Os escoamentos viscosos são aqueles nos quais não podemos desconsiderar as focas viscosas e o fluido é dito viscoso com um dado valor para (). Já os escoamentos não-viscosos são aqueles em que se considera que o fluido não possui viscosidade (=0). Esta é uma situação hipotética, visto que todos os fluidos possuem um (). o que se faz então é que para simplificarmos alguns problemas, considera-se as forças viscosas desprezíveis, o que é equivalente ao fluido de (=0), que não gera as forças viscosas. Porem esta simplificação só deve ser feita se necessária, pois induz uma imprecisão à análise. Trabalharemos aqui, alguns escoamentos viscosos, que reproduzem a maior parte dos fenômenos da mecânica dos fluidos.
* Escoamentos compressível e incompressível Os escoamentos compressíveis são aquelas em que a densidade do fluido varia e estas variações não podem ser desprezadas. Ocorrem com freqüência para gases. Já os escoamentos incompressíveis são aqueles nos quais as variações da massa específica do fluido são desprezíveis. Ocorrem com freqüência para fluidos líquidos. Devido à característica de compressibilidade dos fluidos gasosos, seus escoamentos são geralmente compressíveis. Porém em casos onde o escoamento gasoso se dá sem a transferência de calor, e a velocidade do escoamento é bem menor que a velocidade do som naquele fluido, o escoamento gasoso pode assumir um caráter incompressível. Esta possibilidade é avaliada através do Número de Mach (M). Se M<0,3.
Onde, V - velocidade do escoamento gasoso; c - velocidade do som no referido fluido.
Quando o M<0,3, a variação de densidade do fluido menor que 5%, podendo então se desprezada. Ou seja,