Classificação de um solo
CATÓLICA DE
BRASÍLIA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PRG
Engenharia Civil
Mecânica dos Solos I
Trabalho Final
CLASSIFICAÇÃO DO SOLO COM VISTAS ÀS DIVERSAS APLICAÇÕES NA ENGENHARIA
Turma: 3C 5C
Autora: Raysa Sales Orientador: Prof. Haroldo Paranhos
BRASÍLIA 2014
CLASSIFICAÇÃO DO SOLO COM VISTAS ÀS DIVERSAS APLICAÇÕES NA ENGENHARIA
Trabalho apresentado ao Programa de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para Aprovação na disciplina de Mecânica dos solos I.
Orientador: Prof. Haroldo Paranhos
Brasília - DF 2014
ENSAIOS PROPOSTOS PARA CLASSIFICAÇÃO DO SOLO:
Limite de liquidez
Limite de plasticidade
Granulometria
1. INTRUDUÇÃO
Granulometria:
Através do ensaio granulométrico, determina-se a percentagem em peso que cada “classe” de tamanho de partículas representa na massa total utilizada para o ensaio. Utilizando os resultados obtidos por meio desse ensaio, faz-se a curva granulométrica do solo.
A análise granulométrica pode ser feita somente por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação. Essa última é realizada passando o material na peneira #2,0 mm, com material que fica retido nessa peneira realiza-se o peneiramento grosso, e com o material que passa por ela realiza-se a sedimentação e depois o peneiramento fino para grãos que ficarem retidos na peneira #0,075mm.
Para se entender o processo de sedimentação, analisa-se a Lei de Stokes, que estabelece a velocidade limite alcançada por uma esfera em queda livre num meio viscoso, ao alcançar o movimento retilíneo uniforme.
Essa lei explica que um corpo em um meio viscoso sofre a ação de uma força viscosa (Fv) que é proporcional a sua velocidade (V).
Quando uma esfera é solta na superfície de um líquido, que possui uma densidade menor que a da