Classificação de risco
Classificação de Risco
A classificação de riscos é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos á saúde ou grau de sofrimento.
No pronto socorro a distribuição dos pacientes é feita inicialmente através de Profissional da Enfermagem (ou Acolhimento) que encaminha os pacientes às áreas específicas seguindo um protocolo baseado na situação/queixa. Os pacientes que necessitarem de assistência imediata serão encaminhados diretamente à Área Vermelha (área de recebimento, avaliação e estabilização de pacientes).
Para melhorar a qualidade do atendimento foi adotado o sistema de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco. Adotou-se um sistema de classificação por cores:
O objetivo da classificação de risco não é fazer um diagnóstico, mas sim definir uma prioridade clínica para o primeiro atendimento médico.
VERMELHO: Prioridade zero – emergência, necessidade de atendimento imediato.
Atendimento imediato dos pacientes graves visando afastar o risco imediato de morte, realização de exames diagnósticos e posterior encaminhamento para tratamento clínico, cirúrgico, observação ou alta. Pacientes com quadro de infarto, dores no peito, politraumatizados, etc.
AMARELO: Prioridade 1 – urgência, atendimento o mais rápido possível.Atendimento semi-imediato e que deve ser realizado no máximo em trinta minutos de espera. É classificado como paciente crítico que necessita de cuidados e permanecerá na unidade até o seu encaminhamento para um especialista ou alta.
AZUL: Prioridade 2 – prioridade não urgente. Consultas de baixa complexidade. É o local dos pacientes com menor risco.Seu atendimento é focado no acolhimento e na classificação de risco, estabelecendo-se uma metodologia para melhor entender as reais necessidades dos usuários,sejam elas de ordem física,orgânica ou subjetiva,uma vez que acreditamos que a urgência também é definida socialmente.