Classificação de Perigo
O termo “classificação de perigos” é usado para indicar que são consideradas apenas as propriedades intrinsecamente perigosas das substâncias e misturas, por meio de três passos:
a) Identificar os dados relevantes dos perigos de uma substância ou mistura;
b) Confirmar os perigos associados à substância ou mistura pela revisão desses dados;
c) Decidir a classificação da substância ou mistura como perigosa e o grau de perigo, quando apropriado, pela comparação dos dados com os critérios de classificação de perigos.
Os critérios de perigos físicos do GHS aplicam-se a misturas. Prevê-se que misturas químicas serão submetidas a testes para perigos físicos. Perigos Físicos: Explosivos, Gases inflamáveis, Aerossóis inflamáveis, Gases oxidantes, Gases sob pressão, Líquidos inflamáveis, Sólidos inflamáveis, Substâncias auto reativas, Líquidos pirofóricos, Sólidos pirofóricos, Substâncias auto aquecíveis, Substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis, Líquidos oxidantes, Sólidos oxidantes, Peróxidos orgânicos, Corrosivo aos metais. Gás é uma substância ou mistura que, a 50oC, tem uma pressão de vapor maior do que 300 kPa; ou é completamente gasoso a 20oC sob uma pressão padrão de 101,3 kPa. Líquido é uma substância ou mistura que não é um gás e tem um ponto de fusão ou ponto inicial de fusão de 20oC ou menos a uma pressão padrão de 101,3 kPa. Sólido é uma substância ou mistura que não se encaixa nas definições de líquido e de gás.
Gases inflamáveis: Gás inflamável é um gás com uma faixa de inflamabilidade com o ar a 20oC a uma pressão padrão de 101,3 kPa. Aerossóis são considerados: • Não inflamáveis, se a concentração dos componentes inflamáveis for menor ou igual a 1% e o calor de combustão for menor do que 20 kJ/g. • Extremamente inflamável, se a concentração dos componentes inflamáveis for maior do que 85% e o calor de combustão for maior ou igual a 30 kJ/g, para evitar testes excessivos. Gases oxidantes: Gás oxidante