Classificação das necessidades
Podemos classificar as necessidades quanto:
À sua importância
Ao seu custo Ao facto de vivermos em colectividade
Natureza ou importância
Primárias (indispensáveis)
Secundárias (necessário mas não indispensáveis)
Terciárias (supérfluas)
Custos
Económicas
Não económicas Compreensão ou modo como são satisfeitas
Individuais
Colectivas
NOTA: As necessidades são consideradas o “motor da Economia” e variam no tempo e no espaço. São consideradas o “motor da Economia” pois determinam a produção.
Natureza ou importância
As pessoas satisfazem em primeiro lugar as necessidades ligadas à sua sobrevivência e só depois aquelas que se relacionam com a sua qualidade de vida e que não apresentam a mesma urgência na sua satisfação que as primeiras. Estas necessidades são relacionadas quanto à sua importância.
Necessidades Primárias
É o que é indispensável para sobrevivermos são as necessidades que é necessário satisfazer com prioridade, que asseguram a sobrevivência do ser humano.
Ex: (alimentação, saúde e habitação).
Ex: Artigo retirado da Declaração Universal dos Direitos do Homem:
"Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência música e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou outros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade". (Artigo 25º, nº 1)
*A Educação era vista como necessidade secundária, mas hoje é indispensável à sobrevivência do ser humano.
Necessidades Secundárias
É o que é necessário mas que não ameaça de imediato a vida das pessoas, relacionam-se com a qualidade de vida, não afectam directamente a nossa vida mas são indispensáveis nela.
Ex: (transporte, vestuário