matematica
O engenheiro químico é um profissional extremamente versátil, após a conclusão de sua graduação o profissional está capacitado a atuar em diversas áreas, aqui irei abordar como tema o mercado de trabalho deste profissional na indústria de resíduos sólidos.
De acordo com Russo (2003)
“Resíduos sólidos são todos os materiais que não fazendo falta ao seu detentor, este se queira desfazer. Compreende resíduos resultantes da atividade humana e animal, normalmente sólidos, sem utilização ou indesejáveis pelo seu detentor, no entanto com capacidades de valorização (RUSSO, 2003, p. 7).”
Esses resíduos, ou seja, matérias provenientes das indústrias que não têm mais serventia são descartados através de empresas especializadas, e é nesse momento que o engenheiro químico entra em cena.
O trabalho do engenheiro químico é de fundamental importância, pois ele é responsável por várias etapas desse processo como definir a forma de recolher o material na industria, definir como transportar e qual a melhor maneira de realizar o descarte e o local adequado. O trabalho deste profissional na indústria de resíduos sólidos vem expandindo nos últimos tempos, estão surgindo novas técnicas de desenvolvimento o que requer profissionais cada vez mais qualificados e conhecedores desta área de atuação da engenharia, alem de que o tratamento de resíduos tem sido considerado extremamente essencial devido ao crescimento do consumismo no mundo todo. Pois, onde se consome muito, é gerado muito resíduo e esse é preciso ser descartado de forma ambientalmente correta, neste momento o profissional de engenharia química entra atuando a fim de realizar esta tarefa eficientemente. Entre outros em um projeto de tratamento desses resíduos o engenheiro e responsável por desenvolver pesquisas, muitas vezes consultando outros profissionais da área.
Russo (2003) define em seu artigo algumas das atividades destinadas a