Classificação da água em Juiz de Fora - MG
Desde o início de sua existência o homem destrói a natureza para sua sobrevivência. Entretanto, com o aumento e o desenvolvimento das civilizações, o impacto causado se torna cada vez maior. O homem passou a não somente almejar a sobrevivência, caçando e colhendo o que lhe é suficiente; passamos a ter luxos e vaidades, que para serem sustentadas geram a degradação da natureza.
As florestas que cobriram toda a superfície terrestre estão reduzidas às pequenas porcentagens conservadas das áreas originais. Do mesmo modo, oceanos, mares, rios e lagos já tiveram sua biodiversidade muito reduzida pela poluição. Até o ar, que nos parece tão inacessível, já está com altos índices de poluentes, principalmente nas grandes metrópoles.
Hoje em dia o mundo está em alerta. Fala-se muito sobre problemas ambientais e sustentabilidade, porém muito pouco é feito para reverter essa situação. Vemos muitas pessoas empenhadas, com boas idéias. O problema é que para grandes resultados é preciso o apoio do governo, o qual parece estar mais preocupado com a economia, favorecendo apenas a elite, do que com saúde, educação e sustentabilidade, que beneficiaria toda a população.
A poluição das águas é preocupante. Apesar de toda a abundância de água doce no mundo, o contínuo consumo desenfreado irá deixar em maus lençóis as gerações futuras. A água doce é essencial para a vida, logo, deveríamos ter mais respeito por um bem tão precioso. Além do consumo exacerbado, a poluição agrava ainda mais o quadro. É despejado nos rios esgoto doméstico, recheado de produtos tóxicos; sem contar o lixo tóxico gerado pelas indústrias, descartado sem preocupações. Os impactos são enormes, e quem pagará a conta pelos nossos erros são os nossos netos, bisnetos e assim por diante.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FONTES POLUIDORAS
2.1.1 LIXO E ESGOTO DOMÉSTICO
Gerar lixo é inevitável, entretanto, muitas práticas podem diminuir os danos que ele causa. Participar de coleta seletiva, não